Qualidade de obra se mede pelo cuidado com o Meio Ambiente

Cada vez mais cuidar do meio ambiente é exigência em qualquer atividade. Questões ambientais, como o efeito estufa, refletem na nossa qualidade de vida, impactando toda a economia e a sociedade.

Em vista dos grandes riscos à humanidade, surgiu o conceito de sustentabilidade. Este afirma que sociedade, economia e natureza precisam conviver lado a lado, mantendo em harmonia as interrelações existentes.

Construção Civil segue normas da Gestão da Qualidade

Todos os setores econômicos são obrigados a cumprirem leis e normas que resguardem a preservação da natureza nas condições necessárias para o seu equilíbrio. Muitas destas normas fazem parte do conjunto das normas ISO do Sistema de Gestão da Qualidade, caso da ISO 14.001 sobre o Sistema de Gestão Ambiental.

Além disto, o setor construtivo tem regulamentação própria em várias áreas, referentes às exigências de licenciamento, medidas de descarte de resíduos, etc. A construção civil deve respeitar estas normas gerais e específicas aplicadas aos empreendimentos imobiliários. Estes vão resguardar o grau necessário de habitabilidade, garantindo os princípios de qualidade (bem viver) e eficiência (mínimo consumo de recursos naturais).

Grupo Grotta (GG) – “Tecnologia e Ambiente”

O Grupo Grotta, sempre na liderança do setor construtivo nacional, há 30 anos escolheu como lema os dizeres “Tecnologia e Meio Ambiente”, que tem como objetivo oferecer um padrão de imóvel com máxima qualidade e economia. Mais do que isto, o GG se empenha em desenvolver projeto e planejamento de obras voltados ao mínimo impacto da atividade construtiva. Na impossibilidade de recompor totalmente a natureza, desenvolve ações mitigadoras e promove ações compensatórias.

Exemplo disto são as ações que o GG desenvolve em suas obras e condomínios, com a criação de canteiros de mudas para reposição e recomposição vegetal, transplante de espécies nativas, coleta seletiva e reciclagem, reuso d’água, uso de materiais não-tóxicos. Mas inclui também, e principalmente, o desenvolvimento de tecnologia e procedimentos de obra que garantam menor desperdício concomitante à maior durabilidade e resistência dos sistemas prediais.

É com esta preocupação, dos primeiros passos na obra até os últimos detalhes de acabamento, que o GG busca sempre se superar a cada obra. É a Tecnologia & Meio Ambiente significando mais qualidade de vida e respeito à natureza. Afinal, a Natureza é a nossa “Primeira Residência”.