Novos Modelos de Condomínio – tecnologia e geração de renda como carros-chefe da mudança

O condomínio de tipo residencial é aquele que tem a moradia como finalidade. Contudo, tem-se incluído novas funções em virtude das mudanças econômicas e sociais. Como exemplo, e em virtude da facilidade de comunicação pelas tecnologias da informação, trabalhar em casa (co-working) está se popularizando, assim como o AirBNB possibilita que o imóvel propicie retorno “financeiro” a seu proprietário.

Formas de custeio do Condomínio Residencial

  1. Condomínio Comum (ou tradicional): composto por apartamentos privativos e áreas comuns, o valor do condomínio é rateado igualmente, independente do uso de seus moradores.
  2. Condomínio Compartilhado: nas suas áreas comuns há mais espaços e equipamentos, já que as áreas privativas deixaram de contar com alguns serviços (lavanderias, espaço de trabalho, etc.). Seus custos condominiais podem ser: 2.a) Rateado Igualmente: seguindo o modelo do condomínio tradicional; 2.b) Pay-per-use: alguns serviços do condomínio são pagos conforme seu uso (lavanderia, academia), ajudando a reduzir seu custo. Porém, o baixo uso pode prejudicar sua manutenção.



Condomínio Comercial + Residencial (ou Misto):

Este modelo tem sido fomentado com a finalidade de facilitar o acesso da população a comércio e serviços. Um diferencial é poder inserir aqui serviços “condominiais” dentro da parte comercial, tornando-os também acessíveis a não-condôminos. Apesar de existir no condomínio, paga somente o usuário, cujo custeio pode ser compartilhado com os não-condôminos.

A transformação disruptiva para o Condomínio Inteligente

Como vemos, os novos modelos buscam atender às necessidades não só reduzindo custo, mas gerando renda. Porém, com a diversificação das funções residenciais, seu maior aliado tem sido as novas tecnologias. Basta ver o sucesso de seu emprego em serviços como da Uber e do AirBNB, e que estão sendo aplicados agora nos Condomínios Inteligentes. O Grupo Grotta tem expertise de ponta no emprego destas tecnologias para garantir a maior segurança e o menor custo em seus condomínios com total eficiência.