Manutenção das edificações – tão importante quanto a própria obra

Você se preocupa com a manutenção do seu imóvel e condomínio? Saiba que desde 2012 vigora a norma NBR 5674, que exige de proprietários e condôminos a permanente manutenção das edificações. Sua importância é propiciar a maior durabilidade possível, resguardando suas condições de contínua habitabilidade.

Vale lembrar que a manutenção, quando inclui serviços que alterem seu uso ou a reformem, também deve respeitar outra norma, a ABNT NBR 16280/14. Esta é extremamente exigente quanto à execução de seus requisitos, dado que podem provocar danos ao patrimônio e à vida.

Planejamento na manutenção das edificações

A base da NBR 5674/12 é a o planejamento dos serviços de manutenção para: 1. elaboração dos métodos de trabalho; 2. seu cronograma de execução; e 3. duração. Um dos objetivos do planejamento é elaborar um adequado fluxo financeiro. Afinal, seu gasto anual é orçado entre 1% e 2% do valor do imóvel. Isto vale mesmo em edificações novas, pois desgastes decorrentes de seu uso, ou mau uso, tiram a cobertura da garantia. Outro objetivo é uma execução de boa qualidade, que impeça a má funcionalidade e uma estética degradada, que prejudica a qualidade de vida (segurança, saúde, conforto) e desvaloriza o imóvel.

Considerando sua complexidade, é possível delegar a gestão da manutenção para empresa ou profissional legalmente habilitado. Certas entidades da construção civil oferecem cursos buscando capacitar gestores para atender suas exigências e propiciar qualificação adequada.

 

Ações para a manutenção das edificações

Dentre as principais ações estão: 1. realizar a manutenção necessária; 2. manter atualizados seus registros (auxiliando planejamento futuro); 3. realizar inspeções e identificar os serviços necessários (evitando a ocorrência de serviços não planejados); 4. preparar previsões orçamentárias; e 5. definir um sistema de gestão da qualidade. Muito importante, também, são os proprietários observarem e fazerem observar o estabelecido nas normas técnicas e no Manual de operação, uso e manutenção da Edificação (MOUME), onde toda documentação deve ser guardada em anexo.

Apesar da manutenção da unidade residencial autônoma ser de interesse privativo do proprietário, sua falta pode afetar a habitabilidade de todo o condomínio.  Portanto, o proprietário deve efetuar as manutenções periódicas ou preventivas para resguardar, inclusive, a validade da sua garantia.

 

Grupo Grotta – facilitando os serviços de manutenção em seus empreendimentos

Desde a entrega da obra, o Grupo Grotta orienta os moradores sobre a manutenção das edificações de acordo com o estabelecido nas normas técnicas e no MOUME. Este se compõe do Manual do Proprietário, trazendo todos os equipamentos e sistemas de instalação das unidades residenciais, com suas especificações técnicas, cuidados de uso, etc. E, também, o Manual das Áreas Comuns, comportando suas características e funcionamento dos sistemas e elementos externos/de fachada. Tudo com a competência da marca Grotta – qualidade reconhecida ao longo de 30 anos de uma história bem sucedida.