Inovador Estudo Geotécnico de Solo Laterítico é apresentado na Austrália

O Grupo Grotta teve a honra de participar de importante estudo geotécnico de solo laterítico junto ao reconhecido pesquisador brasileiro da Escola Politécnica da USP, Prof. Dr. Luciano Décourt, que, também com a participação do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo) e da Engesolos Engenharia de Solos e Fundações, estudaram a fundo a sua capacidade de carregamento e deformação.

Em função de sua importância, singularidade e ineditismo, além dos aportes teórico e metodológico trazidos à geotecnia que este tipo de estudo proporciona, o mesmo foi aceito para ser apresentado na 5ª Conferência Internacional de Descrição Local em Geotecnia e Geofísica – com o lema: Na busca da melhor prática (5th International Conference on Geotechnical and Geophysical Site Characterisation – In pursuit of best practice).

Esta conferência ocorrerá em Gold Coast (próximo à Brisbane – Austrália) em setembro/2016. Em virtude de ser uma área de clima tropical como a maior parte do Brasil, o estudo deste tipo de solo chamou a atenção de pesquisadores do país, onde também há sua incidência. Seu estudo mais aprofundado e cientificamente comprovado poderão trazer dados mais substanciais e concretos sobre a construção de obras de engenharia civil nestes tipos de solo, com grande proveito à economia de elementos de fundação de obras.

A apresentação terá como tema “Resistência de um solo laterítico com base em testes de carregamento, testes de laboratório e medições de bate-estaca”, na área de “testes de penetração”. O tema indica o forte caráter aplicativo deste estudo geotécnico de solo laterítico baseado nos dados obtidos. O objetivo central da pesquisa é oferecer previsão da capacidade de suporte das fundações neste tipo de solo e suas deformações respectivas com base no carregamento. Para isto, foi desenvolvido um programa computacional para formular a acomodação dos pilares (sobre as fundações) desde os primeiros carregamentos até os de maior capacidade (da ordem de 120 kPa), o que, no caso estudado, se deu para uma obra composta de 25 pavimentos.

Com a apresentação internacional do estudo geotécnico de solo laterítico, o Grupo Grotta mais uma vez se posiciona na vanguarda da pesquisa científica neste setor, bem como em outras áreas construtivas, o que, aliado a toda a sua vasta experiência em engenharia civil, o colocam no patamar das mais importantes empresas de construção do país.