Grupo Grotta e pesquisa de capacidade de carga de Solo Laterítico

O Grupo Grotta, sempre buscando um papel de proeminência no desenvolvimento tecnológico da construção civil no país, está participando das mais recentes pesquisas científicas em engenharia geotécnica para estudo da capacidade de carga de solo laterítico em parceria com as mais conceituadas empresas vinculadas a este segmento. Estão envolvidos o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas (vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo), a Engesolos Engenharia (especializada em solos e fundações) e Damasco Penna Engenharia (atuante na área de projetos e consultoria de sondagens e perfurações).

A pesquisa vem sendo liderada pelo maior engenheiro de fundações do país, e um dos mais respeitados do mundo, o Prof. Luciano Décourt, famoso pelo desenvolvimento do método Décourt & Quaresma de estudo da capacidade de carga das estacas.

Este estudo busca identificar e quantificar a extraordinária capacidade de carga de solo laterítico, não facilmente identificáveis nas sondagens. Trata-se de um tipo de solo relativamente comum no Brasil e em regiões tropicais, mas, em vista de sua incidência ocorrer principalmente, em países menos desenvolvidos, ainda é objeto de poucos estudos. Mudança deste cenário é o que as empresas envolvidas pretendem modificar, dando um quadro conceitual e teórico bastante preciso a respeito do seu emprego na engenharia civil, tanto para efeito de estudos de solo quanto de aplicação às fundações (geotecnia).

O Grupo Grotta, sempre empregando os mais modernos métodos e técnicas da construção civil, sente-se honrado em poder participar, mais uma vez, deste enorme feito na área construtiva. Um importante papel de inovação tecnológica que vem ativamente realizando em seus 30 anos de história.