Mesmo em aptos menores, a composição sala+cozinha+varanda é obrigatória.

Qual é o sucesso da integração sala-cozinha-varanda?

De início, podemos considerar que houve uma alteração da funcionalidade dos ambientes. Enquanto a sala se manteve como centro da casa, seu local de convívio,  quartos, cozinha e área de serviço (no formato tradicional) tiveram seu espaço reduzido pela simplificação das suas atividades.

Com esta transformação, um novo modelo de imóvel veio se impor. Mas duas grandes mudanças foram responsáveis pelo sucesso:

1. Mudanças tecnológico-comportamentais dão o novo tom aos projetos

A TV multimídia passa a ganhar status que inspira a atividade social na sala de estar. A nova TV disponibiliza entretenimento com amigos mais do que à intimidade familiar. A Samsung, por exemplo, na volta da TV às salas, lança uma tela que possui aparência de quadro de parede quando desligada. Se antes a família ocupava todo o lar, agora há espaço para pessoas de fora.

A tecnologia também afetou cozinha e lavanderia. As cozinhas são agora espaço sofisticado e de uso social, de comidas de preparo rápido. Agora limpa, torna-se um ponto inspirador dos sentidos humanos, um chamado à confraternização. A área de serviço, por sua vez, ganha aspecto de laundry, em que o usuário aguarda a lavagem se ocupando de leitura, uso do celular ou bate papo com amigos.

Em apartamentos maiores a integração sala, cozinha e varanda deixa o espaço mais amplo e sofisticado.

2. Mudanças arquitetônico-funcionais e a integração sala-cozinha-varanda gourmet

Neste novo modelo, surge um espaço dedicado à degustação – a varanda gourmet. Esta se torna obrigatória nos novos empreendimentos, por sua potência visual – abertas ao exterior, e por prover um espaço antes de função indefinida – as sacadas.

Assim, prevalece um padrão onde sala, cozinha (americana) e varanda gourmet se integram, criando um ambiente para “cozinhar”, “degustar” e “se entreter” atraindo o interesse de todos e revolucionando o padrão imobiliário.

Grupo Grotta na vanguarda do mercado imobiliário

Integração sala+cozinha+varanda gourmet no Res. Harmonia (2018) do Grupo Grotta

Praticamente antecipando este conceito, em 2007 o GG já implantava a junção sala-cozinha (Res. El Khay, 2007), após a bem sucedida junção varanda-sala (Res. Shekinah, 2005).

A integração sala-cozinha-varanda surge em definitivo em 2009 (Res. El Shaday) se repetindo em todos os demais lançamentos. Um padrão que evoluiu com o sucesso dos modelos anteriores. É o GG liderando a inovação e surpreendendo com os melhores produtos imobiliários.

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

clear formSubmit