Uso internet das coisas para serviços residenciais

A IoT – Internet das Coisas (Internet of Things) é a tecnologia que conecta dispositivos eletrônicos à internet através de sua identificação remota. Assim, quando um aparelho se conecta, ele é identificado e passa a interagir com outros equipamentos e tomando ações.

Seu registro de dados, cada vez maior através de tecnologias sensoriais como a nanotecnologia, detecta mudanças, permitindo aumentar o poder de decisão. Assim, um equipamento automatizado e integrado é capaz de agir autonomamente, promovendo conforto, praticidade e economia.

Internet das Coisas e sua aplicação

 O segmento residencial é um dos segmentos que mais podem se beneficiar da internet das coisas. Sua automação pode trazer tranquilidade a moradores e síndicos, atendendo a demandas cotidianas de forma ágil. A Apple resume assim sua aplicação: “é sua casa cuidando de si mesma”. Com a internet das coisas, diversos equipamentos residenciais podem ser ligados e desligados autonomamente, como abertura e fechamento de janelas, acendimento de luminárias e segurança remota permanente.

Para condomínios, os ganhos são ainda maiores. Muitas são as situações que se convertem em problemas quando não corrigidas no timing correto.

Como exemplos de internet das coisas aplicada a condomínios, têm-se:

  • Portaria Virtual (controle de portões de garagem e de pedestres)
  • Funcionamento de elevadores, geradores de energia, bombas de piscina.

E adotar a internet das coisas facilita sobretudo os serviços colaborativos em condomínios, como:
– Agendamento de espaços como work-offices e vagas de estacionamento;

– Prestação de serviços como faxina, portaria, monitoramento, reparos/manutenção, zeladoria;

– Uso de equipamentos como máquinas de lavar, veículos, utensílios.

Assim, tanto equipamentos e serviços conseguem interagir totalmente em proveito da preservação do meio ambiente. E, por isto, futuramente, a integração destes sistemas não será meramente opcional, mas obrigatória.

IoT permite a decisão entre diversos aparelhos que funcionam integrados

IoT permite a decisão entre diversos aparelhos que funcionam integrados

Internet das Coisas em condomínios

 O emprego da internet das coisas ainda tem a grande vantagem de oferecer conexão direta, além de fácil e imediato acesso virtual. E, futuramente, a própria inteligência artificial se incumbirá de tomar as decisões, num modelo evoluído de autogestão.

Atualmente, esta tecnologia condominial ainda não atingiu o patamar de total autonomia de decisão. Este é o caso do setor de manutenção, que ainda não apresenta um grau de monitoramento autônomo suficiente para informar problemas na sua operação. Contudo, a IoT será o sonho de todo condomínio. E a inteligência agregada aos objetos conectados permitirá realizar controles e monitoramentos remotamente.

Comando prático e móvel facilita ações por meio da atuação da IoT

Comando prático e móvel facilita ações por meio da atuação da IoT

Grupo Grotta e a Internet das Coisas

O Grupo Grotta (GG) tem na tecnologia e meio ambiente suas bases de atuação! E, desde então, vem evoluindo continuamente. Como resultado, imóveis e condomínios do Grupo Grotta extraem a máxima eficiência de equipamentos e serviços, aprimorando sua qualidade e desempenho. Portanto, é conhecer para se certificar! Além do mais, é andar no compasso do que há de melhor em tecnologia construtiva.

Além disto, O GG sabe reformar prédios prontos, com condomínio já instalado. Esta reforma, conhecida por nós como Retrofit, permite atingir graus parciais ou total de instalação desta tecnologia, através de cabeamento, da adaptação físico-construtiva e de seus sistemas digitais. Este, aliás, é mais um serviço que o GG consegue oferecer com total competência técnica de projeto e execução. Além do mais, valoriza o condomínio, reduz sensivelmente seus custos e, principalmente, maximiza o bem-estar de seus moradores.

E você, conhece a atuação da internet das coisas em condomínios? E no seu dia-à-dia? Conte para nós!

Saiba mais em: IoT e automação residencial 

Grupo Grotta na Gênese dos Apartamentos Inteligentes

 

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

clear formSubmit