APARTAMENTO SOB MEDIDA É TENDÊNCIA DO MERCADO

Com rápidas transformações impactando nosso estilo de vida, o setor imobiliário precisa se adequar às necessidades de clientes com novas demandas. Com isto, as moradias precisam se adaptar sob medida (customerização) a diferentes aspectos como tamanho, qualidade, custo, localização, etc. Com o setor imobiliário baseado em um sistema construtivo pouco flexível e de longa maturação (anos entre projeto, execução e finalização), corre-se o risco do produto já ser entregue obsoleto. Para oferecer “flexibilidade” ao produto, e moldar o apartamento sob medida, deve-se planejar um imóvel de forma a ser: conversível, personalizável, adaptável e versátil (transformable, customizable, adaptable, versatile).

Atributos de apartamento sob medida

Conversível

Permite alteração imediata de função dentro do mesmo ambiente: sala vira quarto ou local de trabalho/estudo a qualquer hora e vice-versa;

Personalizável 

Uma planta pode contemplar diferentes configurações (mais ou menos quartos, banheiros, ambientes mais ou menos amplos). Pode-se vender módulos básicos, e integrá-los em unidades maiores. Personalizável, também, é o acabamento, de livre interesse e/ou escolha do cliente;

Adaptável

Os ambientes podem vir equipados ou com infraestrutura instalada para atender diferencialmente suas funções: banheiro com hidromassagem, cozinha integrada à sala ou varanda, terraço com churrasqueira, mais ou menos portas/janelas, etc.

Versátil

Aplicável aos condomínios, com a capacidade de atender ampla variedade de necessidade dos moradores (bicicletário, pontos de recarga de carros elétricos, pet-places, áreas comerciais e de serviços), geralmente ausentes no padrão básico dos empreendimentos.

Planejamento e Projeto

Desta forma, aproximando-se de variados conceitos imobiliário-construtivos, de unidades pré-fabricadas a empreendimentos multifuncionais, exigindo projetos meticulosos (valendo sempre a expressão “com a possibilidade de…”), as moradias vão sendo planejadas em infinitas combinações (impossível na concepção “prêt-à-porter”). Desta forma, pode-se ter um apartamento sob medida totalmente exclusivo para chamar de seu.

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

clear formSubmit